Se procura um capacete ortopédico para bebés, é importante falar com um médico ortopedista ou pediatra para obter orientações e recomendações específicas.
Um capacete ortopédico é usado para ajudar a corrigir a forma da cabeça do bebé, especialmente se ele tem uma condição chamada plagiocefalia ou braquiocefalia. Esse tipo de capacete é personalizado para se encaixar perfeitamente na cabeça do bebé e tem aberturas para ventilação adequada.
Existem várias marcas e modelos disponíveis no mercado, mas é importante escolher um que seja seguro, confortável e eficaz. Lembre-se de que o uso de um capacete ortopédico para bebés deve ser supervisionado por um médico e que a duração do uso pode variar dependendo da gravidade da condição do bebé.
PARA CRIANÇAS COM IDADE ENTRE 4 E 14 MESES
A deformidade do formato da cabeça tornou-se mais frequente após o programa “Dormir de Barriga para Cima é Mais Seguro”, voltado para a prevenção de SMSL*. Atualmente, mais de 3% dos recém-nascidos** apresentam deformidades graves ou muito graves no formato da cabeça. Até 50% têm deformidade leve ou moderada. A ortótese de remodelação craniana é leve e feita sob medida. A parte interna da ortótese é arredondada, permitindo que a criança durma e se mova sem que nenhuma pressão seja exercida na área achatada da cabeça. A órtese não interfere nas atividades das crianças e a maioria dos pais afirmam que as crianças se
adaptaram rapidamente a ela. Pesquisas*** mostram que o tratamento com o capacete é a solução mais eficaz para a deformidade grave do formato da cabeça. A ortótese craniana oferece uma solução simples para crianças com alteração do formato da cabeça. A cabeça torna-se mais simétrica e normalmente moldada quando seu crescimento é dado na direção correta pelo efeito da ortóese.
*SMSL- Síndrome da Morte Súbita do Lactente.. Isso ocorre frequentemente se os bebês deitarem de bruços.
** Plagiocefalia deformacional: um acompanhamento do formato da cabeça, preocupação dos pais e neurodesenvolvimento aos 3 e 4 anos; B L Hutchison, A W Stewart e E A Mitchell; Arquivos de doenças na infância, setembro de 2010.
*** Eficácia da terapia conservadora e terapia com capacete para deformação craniana posicional. Steinberg et al; Cirurgia Plástica e Reconstrutiva; Março de 2015.
O TRATAMENTO LEVA GERALMENTE 4–6 MESES
A duração do tratamento varia. Depende da idade da criança no início do tratamento e da velocidade de crescimento. Crianças menores de 12 meses completam o tratamento em 4–6 meses. As crianças mais velhas geralmente precisam de um tratamento mais longo, pois o seu crânio está cresce mais lentamente, é mais forte e mais resistente a mudanças. A ortótese de remodelação craniana não é indicada em crianças menores de 4 meses. Crianças menores de 3 meses respondem bem ao reposicionamento. Após os três meses de idade, o bebé começa a rolar e mudar de posição e o reposicionamento perde o sentido. Nesse período, o médico reavalia o formato da cabeça do bebé para determinar se precisa de tratamento com o uso de uma ortótese de remodelação craniana. O tratamento com uso de órtese pode ser iniciado no máximo aos 14 meses e concluído aos 18 meses.
Deformidades comuns da cabeça em crianças
Plagiocefalia é uma deformidade craniana simples. Esta forma é frequentemente associada ao torcicolo ou outras patologias da coluna cervical que impedem a amplitude de movimento da coluna cervical. Isso faz com que o bebé mantenha a cabeça na mesma posição por muito tempo, causando achatamento. A plagiocefalia geralmente representa um problema sério que deve ser tratado em crianças que apresentem um grau moderado a muito grave de achatamento da cabeça.
A cabeça possui as seguintes características :
• Há achatamento na parte de trás da cabeça de um lado, enquanto há uma proeminência do outro lado.
• A orelha está visivelmente deslocada para a frente no lado do achatamento.
• A testa é deslocada para a frente no mesmo lado do achatamento.
• O olho e o rosto também podem ser deslocados para a frente no lado do achatamento e resultar em assimetria facial.
A braquicefalia simétrica é uma deformidade relacionada à proporcionalidade da cabeça da criança. Essa forma geralmente ocorre em crianças que ficam deitadas em decúbito dorsal a maior parte do tempo e sem virar a cabeça para os lados. Esta deformidade é grave e deverá ser tratada com uma ortótese, caso seja uma deformidade de grau moderado a muito grave.
A cabeça possui as seguintes características:
• O achatamento está no meio da parte de trás da cabeça.
• A cabeça é excepcionalmente larga com proeminência parietal em ambos os lados.
• Vista de perfil, a cabeça é mais alta e achatada do que as cabeças normais.
• A testa é proeminente e pode ser deslocada para a frente em ambos os lados.
Em crianças com braquicefalia assimétrica, o formato incomum da cabeça é causado por uma combinação de plagiocefalia e braquicefalia. Esta forma é frequentemente associada ao torcicolo, que não permite movimentos livres da coluna cervical. Esta deformidade é grave e deverá ser tratada com uma ortótese, caso seja uma deformidade de grau moderado a muito grave.
A cabeça mostra as seguintes características:
• Os dois lados traseiros da cabeça são achatados (achatamento posterior), mas um lado é mais achatado que o outro.
• A cabeça é excepcionalmente larga.
• A cabeça pode ser mais alta do que uma cabeça normal e pode ser mais alta de um lado do que do outro.
• A orelha pode ser deslocada para a frente no lado de maior achatamento posterior.
• A testa do lado com maior achatamento posterior também pode ser deslocada para frente.
• O olho e o rosto no lado de maior achatamento posterior também podem ser deslocados para frente, resultando em assimetria facial.
Torcicolo e efeito do reposicionamento
O achatamento pode piorar após o nascimento, especialmente se os músculos do pescoço estiverem tensos, enfraquecidos ou assimétricos. Essa condição é conhecida como torcicolo e contribui para problemas com o formato da cabeça, impedindo que ela gire. O torcicolo deve ser tratado juntamente com o uso de uma ortótese de remodelagem craniana. O tratamento do torcicolo geralmente ocorre de 2 a 3 vezes por semana. Um programa de exercícios em casa também é importante. Ajuda a manter o comprimento adequado dos músculos do pescoço e apoia a função desses músculos em atividades comuns, como virar, sentar, gatinhar e brincar. Além
do torcicolo, outra causa de Plagiocefalia deformacional pós-natal pode ser deixar o bebé deitado de costas por um longo tempo contra uma superfície dura - por ex. cadeiras para crianças, cadeiras para automóveis, redes, carrinho de bebé. Antes de 1992, as crianças costumavam ser colocadas na cama de barriga para baixo, o que aliviava a pressão na parte de trás da cabeça. Uma campanha de muito sucesso “Dormir de Barriga para Cima” reduziu significativamente a incidência da Síndrome da Morte Súbita Infantil (SMSL), mas por outro lado, ao usar cadeiras infantis e colocar as crianças a dormir de costas durante a noite ajudou a desenvolver deformidades da cabeça.
Combinamos a nossa experiência clínica com técnicas avançadas.
A nossa Ortótese Craniana é única
RESPIRÁVEL
Estruturas perfuradas tornam a ortótese respirável, permitindo a ventilação, reduzindo a sudorese do bebé.
LEVE
Aproveitamos todo o potencial da impressão 3D para tornar o capacete mais mais leve.
FINA
Para melhorar o conforto dos bebés.
#assimetriascranianas; #ortótesecraniana; #capacetecorreçãoassimetrias; #capaceteplagiocefalia; #plagiocefalia; #ortóteseplagiocefalia