O túnel cárpico, como o próprio nome indica, é um túnel formado pelos ossos carpais da mão, sendo extremamente importante, visto que o nervo mediano que inerva a mão e dedos atravessa este túnel.
A compressão prolongada do túnel cárpico, que se verifica bastante hoje em dia dada a posição de trabalho no computador, origina processos inflamatórios e espessamento do nervo mediano, e esta inflamação, juntamente com a compressão óssea que se verifica, são os causadores dos sintomas dolorosos.
No entanto, não é apenas a compressão prolongada que promove o desenvolvimento desta patologia. Qualquer movimento repetitivo ,e prolongado, com os pulsos pode causar esta inflamação e consequente síndrome. É bastante comum também em indivíduos que trabalham em cafés, cabeleireiros e ainda profissionais de saúde que realizam transferências de pacientes.
Quais são os sintomas?
O principal sintoma que se verifica é dor na região do pulso, sendo irradiada para a palma da mão e dedos.
Outros sintomas como formigueiro e dormencia também são frequentes.
Tratamento
O tratamento conservador inicia-se na imobilização, e nunca compressão, do pulso com a utilização de ortóteses com talas palmares imobilizadoras.
A imobilização do pulso, e consequente nervo mediano, impede todos os movimentos causadores da dor, permitindo que o processo desinflamatório se inicie.
Alguns alongamentos antes e depois de realizar atividades que provoquem dor, também pode oferecer algum alívio sintomático.
E por fim, anti-inflamatórios também podem ser aplicados, desde que haja orientação médica para tal.
O tratamento cirúrgico, é considerado em casos mais graves e persistentes, e sempre com indicação médica.